Este blog é uma ferramenta útil para a comunidade escolar da E.E.F.M Presidente Geisel e para as pessoas em geral que têm interesse em ver matérias, vídeos, notícias, fotos, experimentos, etc em relação a tudo sobre ECOLOGIA. Apertem os cintos, fiquem antenados e colham o máximo de informações possíveis postadas neste blog. Tenham uma emocionante viagem ao conhecimento dessa parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem! Por: Bibiana Zumaita.
domingo
Saiba o que é a Poluição Luminosa
Fotografia mostrando uma cidade com o excesso de luminosidade |
sábado
Um pouco sobre a Poluição Visual
Bem, presenciamos a poluição visual em muitos lugares de nossa cidade. Vemos lixos espalhados pelas ruas, nos causando mal-estar, várias propagandas coladas em paredes, em postes, anúncios em tempo de eleições políticas, placas, banners, o grafite etc. Tudo isso ao excesso enfeia as cidades, os centros urbanos, ou seja, qualquer lugar. Além de confundir a atenção dos motoristas, nos deixa meio atordoados com tanta informação desnecessária!
Então, sabemos que é muito feio uma rua toda suja :( ... portanto conscientize as pessoas a adotarem o bem estar na aparência de sua cidade. :)
Por: Bibiana Zumaita.
O que é a Poluição Sonora?
É MUITO BARULHO! |
Não existe apenas a poluição visível, ou seja, a que enxergamos nas ruas: garrafas, sacolas; no ar: fumaça... etc. Também existe um tipo de poluição a qual não vemos, mas nos incomoda muito e até pode trazer prejuízos a nossa saúde. Estou me referindo a poluição SONORA. Onde podemos notá-la? Simples, basta você escutar sons muito altos ou a confusão da mistura deles em um ambiente. Por exemplo: em uma rua bastante movimentada, ouvimos barulhos de buzinas, de vozes, de carros, de som automotivo, de fábricas, de escolas, de canteiros de obras, etc. Até um certo porto essa emissão de sons (ruídos) não chega a ser pertubadora, pois não ultrapassa os 50 db (decibéis). Ao passar dessa taxa, o som já é prejudicial ao nosso aparelho auditivo, podendo causar surdez. Além de outros danos ao organismo devido a exposição à poluição sonora como: Estresse, perda de concentração, dores de cabeça entre outros fatores. Portanto, há leis que visam o monitoramento de ''paredões'' de som, controlando a taxa de decibéis com um aparelhinho chamado de decibelímetro.
Por: Bibiana Zumaita.
Preceitos Ecológicos do Padre Cícero
Preceitos Ecológicos do Padre Cícero! |
No Cariri, há mais de cem anos, quando ninguém falava em ecologia, o Padre Cícero - como extraordinário homem de vanguarda que foi -, se antecipava e ensinava preceitos ecológicos aos romeiros. Eram coisas simples, como "não derrubem o mato; não toquem fogo no roçado; deixem os animais viverem; não matem os passarinhos; utilizem as plantas medicinais”, mas que surtiam um grande efeito. Essa iniciativa de Padre Cícero, hoje largamente disseminada no Nordeste, foi elogiada por ecologistas de renome, como o professor J. Vasconcellos Sobrinho, no seu livro Catecismo de Ecologia (Vozes, 1982) e Dr. Rubens Ricupero, ex-ministro do Meio Ambiente, o qual, em artigo publicado no jornal O Globo (19.01.94) disse que Padre Cícero "pregou em pleno sertão nordestino a palavra que hoje a consciência ambiental a duras penas começa a inscrever na nossa visão de mundo. Muito antes de que se realizasse a I Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, em 1972, ele teve essa percepção aguda de algo que constitui antes de tudo um interesse legítimo, identificado por quem está próximo da realidade".
Fonte: http://www.apoema.com.br/paginaDaniel.htm
Destino final das pilhas
Você já usou pilha para controle remoto, para brinquedos, entre outras coisas não é? mas eu pergunto: onde você deposita as pilhas usadas? coloca elas no lixo de sua casa ou até mesmo as joga nas ruas? Pois bem, este é um assunto o qual muitas pessoas não se informam sobre o perigo de um resíduo tóxico, não só as pilhas como também as baterias. Muitos desses materiais têm em sua composição, metais pesados que ao serem lançados no meio ambiente não se decompõem. Assim ficam anos e anos soltando os componentes químicos nos solos, rios e ar. Isso é bastante prejudicial a saúde dos animais e do ser humano. Contaminam o solo, matam os peixes, etc. O que fazer para que isso não ocorra? é bem simples, requer apenas um pouco de conscientização das pessoas, ou seja, procurar jogar este lixo radioativo em recipientes fechados, não misturar com o lixo doméstico, procurar em sua cidade locais apropriados para depositá-los e não comprar muitos brinquedos que utilizam pilhas em seu funcionamento. Então, a coleta seletiva como já mencionei nos textos anteriores são os 3 Rs: Reduzir a quantidade que você consome de lixo, Reaproveitar se possível, adotar a Reciclagem ou enviar para locais adequados de depósito do lixo se o mesmo for tóxico.
Por: Bibiana Zumaita.
quarta-feira
SlideShare sobre a condição ambiental da cidade de Juazeiro do Norte
Condição ambiental da cidade de juazeiro do norte
View more documents from BIBIANA ZUMAITA WANDERLEY DE OLIVEIRA.
Por: Bibiana Zumaita.
sábado
Vídeo - Preceitos Ecológicos do Padre Cícero
Este é um vídeo que enfoca os preceitos ecológicos do Padre Cícero, o pioneiro da ecologia no Cariri. Estes preceitos ajudavam as pessoas a terem consciência ambiental, a qual atualmente tem por objetivo se concretizar em nossa sociedade, visando uma natureza mais preservada!
Por: Bibiana Zumaita Wanderley.
quinta-feira
A importância dos Preceitos Ecológicos
Muitos dos nossos antepassados se preocupavam com a situação ambiental, temos como exemplo o Padre Cícero, que através dos seus preceitos ecológicos já alertava a população do possível desequilíbrio ambiental.
Portanto, precisamos seguir as orientações das pessoas que se preocupam com as questões ambientais, pois só assim poderemos minimizar o grave quadro ambiental. Tome sua iniciativa a partir de agora, divulgue suas ideias e eduque a sociedade!
Além do mais, sem deixar de citar, a região do Cariri tem muitas riquezas que merecem ser preservadas das inúmeras agressões da população. O pioneiro da ecologia no Cariri foi Padre Cícero, o qual contribuiu para o fundamento da educação ambiental na região.
Por: Bibiana Zumaita.
quarta-feira
Aplicando os 5Rs na Escola
-Primeiramente o que são os 5Rs?
Os 5Rs são os cinco verbos dos quais não devemos nunca deixar de tê-los em mente, pois eles nos dão o princípio da preservação ambiental. Todos nós precisamos ter noções de como cuidar bem do meio ambiente, por isso é recomendável a aplicabilidade dos 5Rs a parti da escola, pois só assim o aluno já começa a desenvolver ações que visam focar tanto na conscientização da sociedade quanto na prevenção das ações estúpidas do homem para com a natureza.
Bem, começaremos pelo primeiro R: RECICLAR. A reciclagem é uma temática muito importante que é comumente debatida em diversos tipos de mídia. Presenciamos a absurda quantidade de lixo despejada nas ruas, poluindo os rios; contaminando os solos com resíduos tóxicos; trazendo doenças devido a putrefação da matéria orgânica em decomposição, entre outras consequências que o despejo inadequado do lixo traz para nós e para o meio ambiente. Portanto, a reciclagem é um método de colocar o nosso lixo em local adequado, reaproveitando-o para formar novamente o mesmo produto com a sua determinada matéria-prima. Para que haja a reciclagem é preciso a iniciativa das pessoas em colocar o respectivo lixo no recipiente adequado para o mesmo.
O segundo R: REUTILIZAR. Devemos reutilizar os materias que usamos no nosso dia-a-dia, pois as pessoas geralmente costumam usar alguns materiais uma só vez, em vez de reutilizar, ou seja, usá-lo novamente. Temos como exemplo a doação de brinquedos usados, que na maioria das vezes reduz a quantidade de exploração dos recursos naturais e ao mesmo tempo deixa muitas crianças felizes com os brinquedos.
Terceiro R: REDUZIR. Nos tempos de hoje, somos motivados pelo Capitalismo, ou seja, pelo grande consumismo que nos faz comprarmos muitas e muitas coisas, algumas das quais não duram muito tempo e passamos a jogar no lixo. Consumir lixos que duram mais é uma boa ideia ou até mesmo usar produtos já reciclados, assim você reduz a quantidade exorbitante do lixo.
Quarto R: REPENSAR. Devemos pensar maduramente, usar o nosso senso crítico para discernirmos as atitudes que devemos tomar na vida. Algumas dessas atitudes devem tornar hábito em nosso dia-a-dia, e é através do conhecimento e da ênfase nos assuntos do meio ambiente o qual colhemos na escola e na sociedade, que aprendemos a ter atitudes que ajudarão bastante nas diversas situações as quais nos deparamos em relação à natureza.
Quinto e último R: RECUSAR. Se recusar em jogar lixo nas ruas, até mesmo um inútil plástico de bombom. Não ir pela ideologia de algumas pessoas que pensam não estarem poluindo o meio ambiente pelo simples fato de jogar um plástico de bombom aqui, outro hoje, outro bem ali. Mas pensem, se cada pessoa seguir essa ideologia imagine você leitor, o tanto de toneladas de meros plásticos de bombons irão surgir daqui há uns dias no mundo!
Enquanto seguirmos essas ideologias imbecis nunca conseguiremos começar a reduzir a absurda quantidade do lixo na natureza. Então, recuse as falsas ideologias e começe a colocar em prática estas atitudes, começe pelos 5Rs, assim você já estará fazendo o seu papel de defensor da natureza!
Portanto, FAÇA A SUA PARTE!
Por: Bibiana Zumaita.
Assinar:
Postagens (Atom)