domingo

Saiba o que é a Poluição Luminosa

Fotografia mostrando uma cidade com o excesso de luminosidade
Fotografia noturna da terra mostrando os pontos mais luminosos do planeta


A poluição Luminosa é um caso seríssimo no meio ambiente. Ela pode ser entendida como o aumento da iluminação nas cidades. Cada vez mais as cidades estão sendo iluminadas por outdoors, sinalizadores, luminárias, luzes de veículos, etc. Algumas pessoas pensam que esse tipo de poluição não causa nenhum problema, às vezes até nem consideram como uma poluição. Mas a poluição luminosa causa muitos impactos nas espécies de animais. E porquê isso ocorre?

Os animais necessitam de condições ambientais adequadas para sobreviverem. Todas as espécies precisam de luz solar e da escuridão. Mas com esses fatores alterados, os animais ficam perturbados e o seu comportamento muda, causando competições em períodos errados, pois os mesmos confundem a luminosidade artificial com o dia. Não dormem direito. As aves têm seu voo interrompido. As tartarugas procuram praias pouco iluminadas para colocar seus ninhos, mas com a iluminação excessiva a tartaruga pode ter alterado o seu nível de produção, pois as mesmas colocam seu filhotes em locais iluminados, os quais correm o risco de serem caçados ou morrerem pelo excesso de luminosidade.

Os peixes também são afetados, porque os mesmos necessitam da luz natural para sobreviverem e quando expostos a luzes mais brilhantes têm sua visão prejudicada, além de serem atraídos para superfície favorecendo a pesca.

Outro fator importante a ser lembrado, é que há um gasto muito grande de energia elétrica, causando a escassez dos recursos que não se renovam. Além de emitir gases gerados da carbonização dos combustíveis fósseis, propiciando o Efeito Estufa.

Então você já sabe os impactos que a luminosidade causa na natureza. Tudo isso acontece devido ao capitalismo, pois notamos essa incidências de luminosidade em países mais desenvolvidos como: O Japão e a Europa. A única solução é minimizar a emissão da luz, buscando novas formas de utilizar a iluminação em níveis adequados e que não prejudiquem tanto as formas de vida dos seres vivos.



Por: Bibiana Zumaita.

2 comentários:

  1. Muito interessante, mas essa idéia de luminosidade demais teria uma solução?
    Esse problema já é perceptível por nós cidadãos. O fato é que enquanto alguns lugares tem luminosidade demais outros tem luminosidade de menos, e isso acaba se tornando causa de muitos acidentes devido a pouca luminosidade de certas partes da cidade.
    O correto seria a intervensão pública nesse tipo de planejamento, além de ter que distribuir a luz de forma homogênea seria cabível que fossem utilizadas lâmpadas mais econômicas que as incandescentes.

    O problema de um acaba se tornando problema de todos...

    Adorei......

    Pensei que fosse o único a prestar atenção nessas coisas...

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nunca houvi falar em poluição sonosa.Mas pensando bem,a nossa segurança estaria prejudicada caso não houvesse luminosidade.Acho que poucos animais são afetados devido ao fato deles viverem em florestas e não nas cidades.
    Quanto as tartarugas,é um caso a ser discutido por que elas necessitam de pouco luminosidade e existem muitos praias com iluminação sem ser adequada.

    Lucas Kauê - 3 “B”. n:38

    ResponderExcluir