domingo

Mudanças climáticas que já são perceptíveis na cidade de Juazeiro do Norte

      Percebe-se que a situação ambiental da cidade de Juazeiro do Norte encontra-se em estado de precariedade. Medidas devem ser tomadas para que a população tenha melhores condições de vida, mas há muito debate e pouca solução. Diversos locais da cidade encontram-se em terrível estado de poluição. A interferência humana no meio ambiente está fazendo com que surjam sérios problemas tanto de saúde como da própria natureza atingida.
     O rio salgadinho também vem sendo acometido seriamente pela poluição, pois pessoas que residem próximas a esse rio despejam todo tipo de dejeto: plásticos, lixo radioativo, elementos tóxicos, etc. Essas pessoas não pensam no absurdo que estão fazendo, tendo em vista que, estão poluindo a água que daria para abastecer a cidade e ao mesmo tempo destruindo o ecossistema aquático, matando a vida que existe nas imediações do rio Salgado. As indústrias também são responsáveis pela emissão dos gases poluentes na atmosfera.  Isso vem causando mudanças climáticas que já são perceptíveis na cidade de Juazeiro do Norte, ou seja, o inverno está sendo mais curto e o verão mais longo, fazendo com que haja a seca.
     Cada vez mais a situação está piorando, e o homem continua poluindo, jogando lixo a céu aberto, sem tomar consciência de que está destruindo os ecossistemas, propiciando a extinção de espécies, desmatando e só pensando na obtenção do lucro. O futuro das próximas gerações está sendo ameaçado pois o crescimento da população global vem aumentando o consumo e a quantidade de lixo.
     Em primeiro lugar a consciência é essencial; não adianta ver tantos meios de comunicação mostrando a realidade e o que brevemente pode ou vai acontecer e não pôr em prática meios para solucionar pelo menos boa parte dessas agressões ao meio ambiente.
     Recicle, não polua e conscientize as pessoas ao seu redor. Cuide da natureza como se fosse a sua própria casa, a qual você quer ver sempre limpa, pois ela é a mais bela moradia, a sua fonte de vida que precisa urgentemente de preservação!

Por: Bibiana Zumaita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário